Top Social


[resenha] Herdeira do Fogo - Sarah J. Maas (Trono de Vidro #3)

12 maio 2020
Nº de Páginas: 232
Autor: Lemony Snicket
Editora: Companhia das Letras
Publicado em: 2003
Nota: 4/5

"Veja o que quer, Aelin, e pegue. Não peça; não deseje. Tome"

Herdeira do Fogo é o terceiro volume da série Trono de Vidro escrita por Sarah J. Maas e publicada no Brasil pela editora Record. Você pode conferir as resenhas dos livros anteriores aqui: Trono de Vidro; Coroa da Meia-Noite. ( Tem também o Spin-off A Lâmina da Assassina)

Celaena sofreu muito e foi enviada para bem longe do Castelo de Vidro por Chaol, que descobriu seu maior segredo. Ela se sente sozinha e despedaçada e encontra uma maneira bem autodestrutiva para tentar se recompor e diminuir sua dor. Ela tem uma missão dada pelo rei de Adarlan, seu maior inimigo, mas não sabe o que fazer e nem como fazer. 

Mesmo estando em um estado depressivo, Celaena ainda consegue temer o encontro com sua tia Maeve, rainha de um grupo de feéricos que ficam escondidos nas montanhas perto do reino de Wendlyn. Mesmo sabendo do perigo ela tem esperança de conseguir respostas sobre as chaves de Wyrd, então tudo o que foi preciso fazer foi aguardar os guardas da tia a encontrarem.


O guarda que a encontra emana poder só com sua presença e Celaena se sente envergonhada do estado em que aquele feérico a encontra. Ela não poderia saber mas Rowan seria seu professor e não teria pena alguma de levá-la ao seu limite para finalmente ela assumir sua verdadeira identidade: Aelin Ashryver Galathynius, rainha de Terrassem.

Por outro lado temos Chaol tentando raciocinar sobre tudo o que descobriu e começa a questionar a quem realmente ele deve sua fidelidade. E soma-se a isso o distanciamento de seu melhor amigo, Dorian e a dor de ter enviado a mulher que ama para longe. E falando no principe, Dorian está em uma jornada para conseguir controlar sua magia e esconder isso de seu pai, porque ele sabe que o rei não pensaria duas vezes antes de condená-lo a morte.

A guerra está se aproximando e as bruxas foram convocadas pelo rei para lutarem por ele e em troca receberiam bestas voadoras - dragões - para lutarem e recuperarem seu reino no deserto. Manon é a herdeira das Bico de Ferro e tem uma posição de muito poder dentro dos clãs das bruxas. Ela sabe que será testada em cada momento e fica muito feliz em poder mostrar a sua avó o quão fria e brutal é capaz de ser para continuar no poder. Mas ela não pode ignorar o cheiro de coisa errada que emana desse plano e não gosta nem um pouco de responder às ordens de um rei humano.


Herdeira do Fogo é um livro fantástico, fica impossível largar o livro e suas mais de quinhentas páginas são lidas sem nenhum tipo de tédio ou preocupação. Nesse livro vários personagens são apresentados e uma nova trama se desenvolve, além de todos os dramas anteriores, desse livro em diante a história parece tomar nova forma e fica mais complexa e profunda. Não é mais sobre uma assassina que deseja sua liberdade, mas de uma rainha querendo retomar seu trono e vingar seu povo.

A narrativa da Sarah J. Maas me impressiona muito e consegue envolver tanto o leitor que quando termina é necessário ter o próximo volume na estante. A decisão de acrescentar mais pontos de vista foi uma aposta ganha, já que o leitor tem um panorama de tudo o que está acontecendo nos locais mais importantes para a história e não mais apenas em volta de Celaena. 

E falando nisso, confesso que foi meio dificil me acostumar a pensar na assassina pelo seu nome de batismo, estava muito habituada com o antigo mas depois passei a amar essa nova identidade da personagem.


E claro que o destaque do livro todo fica para o aparecimento de Manon, diferente de tudo o que já havia sido apresentado essa bruxa tem uma personalidade única, tem poder e é fria como gelo. Não apresentando ter fraquezas e fez com que eu desejasse um livro único de sua história. Quero conhecer mais sobre as bruxas que antes eu via como vilãs sem graça, mas que agora tomaram toda uma complexidade e mundo diferentes.

Concluindo, Trono de Vidro é uma das minhas séries favoritas de todos os tempos e esse terceiro volume veio apenas para confirmar o crescimento de qualidade de narrativa e de história que a autora conseguiu durante os três primeiros livros. Indico a leitura à todo mundo e caso não goste do primeiro continua que vale a pena.

Sobre a autora:


Sarah J. Maas vive no sul da Califórnia, gosta dos filmes da Disney e música pop. Ela adora contos de fadas e balé, bebidas de café, e assistir programas de TV. Quando ela não está ocupada escrevendo romances de fantasia YA, gosta de explorar a costa da Califórnia.
Post Comment
Postar um comentário

Auto Post Signature

Auto Post  Signature